Publicado em Sem categoria

A importância dos CONTOS DE FADAS para as crianças.

aa8094b39a4ac52ce2c6a2a1d06d14f5363f0366.jpeg

Hoje, como no passado, a tarefa mais importante e também mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida. Muitas experiências de crescimento são necessárias para se chegar a isso. A criança, à medida que se desenvolve, deve aprender passo a passo a se entender melhor; com isso, torna-se mais capaz de entender os outros e, eventualmente,pode se relacionar com eles de forma mutuamente satisfatória e significativa.

Bruno Bettelheim

Muitos pais acreditam que os filhos não devem ter contato com a realidade desagradável, ou seja, a criança deve apenas perceber o lado bom da vida. Infelizmente, esse pensamento generalizado das famílias fazem com que a criança acredite que tudo é maravilhoso, e que os homens são perfeitos e bons.

Os contos de fadas são um auxilio para as crianças, visto que através dos mesmos é possível colocar a criança em uma situação de conflito de maneira breve e incisiva, promovendo assim, uma visão mais ampla sobre a vida real. Pode-se observar que a presença do mal e do bem estão bem presentes nos contos de fadas, de forma bem clara, coloca em questão o problema moral e a forma de resolve-lo.

Como foi mencionado anteriormente, os contos de fadas são auxiliadores para a compreensão do mundo para a criança. Tornam-se indispensáveis para a criança conseguir entender o que está sentindo, já que, os primeiros conflitos, angustias, regras sociais, e até mesmo, o processo de aprendizagem apresentam grandes novidades para o individuo. “A aquisição de conhecimento não será possível se a criança não tiver a oportunidade de expressar suas angústias e integrá-las ao seu mundo interno”. (Radino, 2003, p.118.).

“Os contos de fadas representam uma janela especial que se abre para a vida emocional das crianças (…).” Cashdan (2000, p.291). Para esse autor, os contos de fadas são mais do que aventuras repletas de suspense que excitam a imaginação; são mais que mero entretenimento. O valor dos contos de fadas é duradouro, e reside no poder de ajudar as crianças a lidar com os conflitos internos que elas enfrentam no processo de crescimento.

 

Acesse alguns desses links para maiores informações sobre o assunto:

9 dicas especiais para contar histórias

A Importância da Leitura dos Contos de Fadas na Educação Infantil

Os 30 melhores livros infantis do ano 2017

25 clássicos da literatura infantil brasileira

 

Ficou curioso? Siga o blog para acompanhar as novidades!

Dúvidas? Envie um Email para: blogrecursospedagogicos@hotmail.com

Até a próxima!

Postado por: Rayanna Marcella Santos Pereira, estudante de Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí.

 

Anúncios

Autor:

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.